/ Home » Projects » EXPOSIÇÃO DO ARTISTA PLÁSTICO RAFAEL PIFFER OCUPA A FSP A PARTIR DO DIA 11
foto de natureza e mata representando a exposição

EXPOSIÇÃO DO ARTISTA PLÁSTICO RAFAEL PIFFER OCUPA A FSP A PARTIR DO DIA 11

Integrado com a natureza, mostra reúne obras criadas com materiais orgânicos e de reuso

Por Gustavo Ranieri

Fruto da liberdade do artista plástico multidisciplinar Rafael Piffer, 43, e de um olhar que se estende para a natureza ao redor, está aberta para visitação a partir da próxima terça-feira, 11 de outubro, às 19h, a exposição Made in Brasil – Arte e Sustentabilidade, a qual ocupa os 400m² do saguão principal da Fundação São Pedro, em Amparo.

Aprovado pelo ProAC-ICMS (Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo), o projeto, em cartaz até dia 26 do mesmo mês, surgiu em 2019, quando o artista amparense foi tocado pelo desejo de criar utilizando materiais orgânicos e de reuso, que são associados também com tinta acrílica, aquarela, bordados e colagens. “Meu olhar mirava a areia, as terras diferentes no quintal, os elementos orgânicos jogados fora. Como são poucos que trabalham com uma linha de tintas sustentáveis, comecei a experimentar e criar meus pigmentos, a partir de cascas de árvores, da beterraba, da couve, do urucum”, conta.

O resultado pode ser visto em 15 telas de grande porte e em mais 40 obras diversas criadas pelos participantes das oficinas oferecidas gratuitamente por Piffer ao longo do ano. Até restos de plásticos, fabricados pela Greco & Guerreiro – uma das patrocinadoras do projeto, juntamente com a Fernandez Indústria de Papel – estão presentes nas obras. “Quero despertar a consciência de que até o descarte tem grande utilidade e pode estar em uma tela”, enfatiza o criador.

Made in Brasil – Arte e Sustentabilidade é a segunda exposição individual de Rafael Piffer em Amparo. E como aconteceu na primeira, que ocupou anos atrás a Pinacoteca Municipal, a intenção do artista é, com suas obras, despertar nas pessoas sentimentos autênticos, fazer elas se sentirem tocadas pela arte.

“Tenho uma missão junto com a natureza. Nesse processo me peguei muito dentro das mata, sozinho, deitado, integrado com os pequenos insetos. Sou uma pessoa que tenta estabelecer um eixo entre nossa realidade e o que está em volta, no sentido da natureza em si. O ser humano vem se perdendo ao longo do tempo e, quando a gente se desprende da natureza, da conexão com as coisas simples da vida, também se desprende dessa partícula universal da qual a gente faz parte”, enfatiza.

Embora seja nascido e criado no interior paulista, as telas trazem também uma influência metropolitana, que se associa à força da natureza local. “As múltiplas possibilidades ao criar são o que causam a combustão para mim”, diz Piffer, para então concluir: “Quero ser livre e expor aquilo que está oculto dentro de mim, mas sem me revelar por completo. Talvez o Made in Brasil esteja inacabado, talvez seja um processo sem fim”.

Seu endereço de e-mail não será compartilhado.