Viajando com os livros

/ Home » Viajando com os livros

Viajando com os livros

Quando fazemos um passeio para perto ou viajamos longas distâncias, os livros são, sem dúvida, grandes companheiros. Mas quando estamos também em uma praça nos arredores de nossa casa, em um café na vizinhança ou mesmo no conforto de nosso sofá, eles continuam proporcionando e nos acompanhando em belas viagens.

Existem as viagens introspectivas, aquelas que as mais diferentes narrativas, seja em um drama, uma biografia ou mesmo um título de comédia, têm o poder de despertar. Com elas, nossas mentes vão para o íntimo da personagem, colocando-se em seu lugar e sentindo aquilo que ela narra e sente.

E existe um gênero literário de grande popularidade que nos transporta em milésimos de segundos para incríveis paisagens e encontros. Trata-se da “Literatura de viagem”, existente desde a Antiguidade, passando pelos povos assírios, gregos, romanos e tantos outros até os nossos tempos.

Em síntese, esse gênero literário apresenta as experiências, descobertas e reflexões de um viajante durante seu percurso, a partir do impacto sentido por ele ao se encontrar em um país estrangeiro ou em um local estranho ao que está habituado. Assim, o que vê, sente e experimenta são contados com riquezas de detalhes, mostrando ao leitor os costumes de determinada região, a descrição da natureza encontrada, a organização das pessoas nas cidades, as crenças, as artes, os mistérios etc.

E é justamente sobre os livros de viagem que oferecemos três dicas imperdíveis. Todas estão relacionadas ao projeto “Descobrindo o Prazer de Ler”, realizado em Amparo pela Fundação São Pedro.

O primeiro título é o inspirador Mar sem fim, do navegador brasileiro Amyr Klink. A bordo de um veleiro, ele passa 141 dias sozinho no mar para fazer uma volta ao mundo, 360º pela Antártida, em um trajeto difícil e perigoso. O leitor é levado junto com ele por aquilo que é novo, desconhecido e estimulante.

O segundo título é um clássico do escritor norte-americano John Steinbeck, vencedor do Nobel de Literatura de 1962. É de sua autoria o fascinante livro Viajando com Charley, no qual oferece um retrato honesto dos Estados Unidos da década de 1960, a partir de uma viagem de 16 mil quilômetros pelas estradas do país junto com seu poodle e a bordo de seu caminhão/casa.

Já na coletânea de ensaios Lugares distantes, de Andrew Solomon, o autor relata suas histórias de viagens, apresentando impressões e vivências em 83 países, narrando os encontros com pessoas comuns e o que aprendeu com elas.

Boa leitura!

Seu endereço de e-mail não será compartilhado.